Informativo – Roacutan

0
1345044

O mecanismo da doença se dá em etapas:

– Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um “tampão” nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado e a conseqüente formação dos “cravos”;

– Proliferação das bactérias: com a retenção de sebo, as bactérias se proliferam, favorecendo o processo inflamatório, formando lesões doloridas e com pus. A principal bactéria causadora da acne chama-se P. Acnes.;

– Aumento da atividade da glândula sebácea: as glândulas sebáceas de quem tem acne são geralmente mais ativas e produzem maior quantidade de sebo.

Por que a acne deve ser tratada?
A acne é uma doença que causa grande impacto emocional e na auto-estima. Além disso, quando não tratada adequadamente, pode deixar cicatrizes para toda a vida. Por isso, é muito importante procurar um dermatologista para que ele indique o tratamento adequado para o seu quadro.

Como Roacutan® (Isotretinoína) age no organismo?
Roacutan® (Isotretinoína), da Roche, é um retinóide oral derivado sintético da vitamina A. Ele atua sobre o processo de obstrução do folículo, normalizando esta condição e diminuindo a produção de sebo. Dessa forma, cessam as condições para a proliferação das bactérias.
A isotretinoína, princípio ativo do Roacutan (Isotretinoína), é o único medicamento que atua em todos os fatores causadores da acne.
O Roacutan® (Isotretinoína) é indicado para o tratamento das formas mais graves de acne e da acne resistente a outros tratamentos. No início do tratamento, devido a ação da isotretinoína sobre o folículo, haverá a desobstrução do mesmo, eliminando o sebo acumulado. Por isso, em alguns casos, pode haver uma piora do quadro, mas esta é uma fase transitória do tratamento.
Geralmente, a melhora é percebida a partir do final do 1° ou do 2° mês de tratamento.

Qual é a dosagem que devo tomar?
A dosagem varia de acordo com o seu peso e a gravidade de sua acne. Seu(sua) médico(a) é quem decidirá quanto você deve tomar. Ao longo do tratamento, a dose diária pode ser reajustada para mais ou para menos.
As cápsulas devem ser ingeridas durante ou logo após uma refeição, de uma só vez. Caso você esqueça de tomar uma dose, continue o tratamento com a dose recomendada pelo seu médico – não tome 2 doses de uma vez só!

Quais os efeitos colaterais que posso ter?
Devido ao modo de ação do Roacutan® (Isotretinoína), alguns efeitos colaterais são previsíveis, dependendo da dosagem. O efeito colateral mais comum é secura e rachadura labial. Para amenizar esse efeito, você poderá utilizar um reparador labial como, por exemplo, o Ceralip®, da La Roche-Posay, que protege os lábios, promovendo uma ação hidratante e cicatrizante.
O nariz e os olhos também podem ficar mais secos. Para os olhos, você pode utilizar colírios como, por exemplo, o Fresh Tears® Liquigel (Carboximetilcelulose sódica 1%), lubrificante ocular indicado para os casos de olho levemente seco e, para o nariz, você pode pingar soro fisiológico. A secura no nariz pode causar um leve sangramento. Fale sempre com seu(sua) dermatologista.
Alguns pacientes ficam com a pele mais seca e sensível e, eventualmente, sentem coceiras. Se isso ocorrer, converse com seu(sua) médico(a) para saber como proceder.
O paciente que estiver tomando Roacutan® (Isotretinoína) não deve se expor ao sol sem proteção. Converse com seu(sua) dermatologista sobre isso. Ele poderá lhe recomendar um fotoprotetor como o Hélioblock® XL. Esses efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem com o fim do tratamento. Entretanto, é preciso lembrar que alguns deles são esperados e até certo ponto inevitáveis (embora variem de intensidade). A total ausência de qualquer dessas manifestações é um forte indício de que a isotretinoína não está agindo no seu organismo.
Outros efeitos, tais como discreta queda de cabelos, fragilidade das unhas, perturbações na visão, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações podem ocorrer menos freqüentemente. Muitas dessas reações adversas foram observadas somente nos tratamentos com altas doses e por períodos prolongados. Na eventualidade de quaisquer dessas reações acontecerem, converse com seu(sua) dermatologista. Ele(a) o(a) orientará sobre como proceder.

Qual é o risco de tomar Roacutan® (Isotretinoína)?
A isotretinoína pode causar mal formação fetal, isto é, defeitos no feto, quando tomada durante a gravidez. Por isso, as mulheres não podem estar grávidas quando iniciarem o tratamento e não devem engravidar até 1 mês após o término do tratamento. O princípio ativo de Roacutan® (Isotretinoína) só está presente no organismo durante a exposição ao medicamento e até, no máximo, um mês após o fim do tratamento. Por isso, é fundamental utilizar dois métodos contraceptivos (um hormonal e outro de barreira) para evitar a gravidez durante este período.
A isotretinoína interfere no desenvolvimento fetal, porém, não há interferência na esfera da sexualidade.
Obs.: contraceptivos contendo apenas progesterona não devem ser utilizados, pois sua eficácia pode ser menor durante o uso de Roacutan® (Isotretinoína).
No caso dos homens, não há problema, pois a isotretinoína não altera a espermatogênese.

Roacutan® (Isotretinoína) causa depressão?
Pessoas com acne grave possuem maior tendência a desenvolver ansiedade e depressão. Se você estiver se sentindo ansioso(a) ou deprimido(a), converse com seu(sua) dermatologista.
Não existe relação causal comprovada entre o medicamento e a depressão.

Se eu esquecer de tomar um dia, o que devo fazer?
É importante que você leve a sério o seu tratamento. Se eventualmente esquecer de tomar um dia, no dia seguinte tome a dose habitual recomendada pelo(a) seu(sua) dermatologista.

Quanto tempo dura o tratamento?
A duração do tratamento depende da dose diária tomada e da gravidade do caso. Seu(sua) dermatologista é quem deve determinar o término do tratamento. Quanto mais grave a acne e menor a dose diária, mais tempo dura o tratamento.

Quais são as chances de cura?
Como regra, depois de 2 a 4 semanas de tratamento, pode-se esperar uma redução de 50% das pustules (“espinhas”). A melhora continua durante o período póstratamento. Apenas 10% dos pacientes têm necessidade de repetir o tratamento para conseguir a cura. Mulheres com ovários policísticos e formas mais graves de acne são mais resistentes ao tratamento.

Minha pele vai ficar perfeita?
Roacutan® (Isotretinoína) elimina a acne e diminui a secreção de sebo, mas não elimina cicatrizes preexistentes.

Devo fazer algum tratamento paralelamente?
Normalmente não é necessário, mas é o(a) seu(sua) dermatologista quem determina isso. As mulheres devem necessariamente usar medidas contraceptives para não engravidar durante o tratamento e até 1 mês após seu término.
Obs: Leve sempre ao conhecimento de seu(sua) médico(a) qualquer remédio que esteja usando. Há interação da Isotretinoína com medicamentos à base de vitamina A e com antibióticos como a minociclina e a tetraciclina.

Quais os cuidados que devo ter com minha pele durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Durante o tratamento, você deverá continuar com a higiene normal (lavar o rosto com um sabonete indicado pelo(a) seu(sua) dermatologista) e seguir as recomendações de seu(sua) dermatologista. Converse com seu(sua) médico(a) para saber qual é a recomendação mais adequada para o seu caso. Siga sempre as recomendações de seu(sua) dermatologista.

Posso usar suplementos alimentares indicados na academia?
Esses suplementos podem conter vitamina A ou outras vitaminas que poderão interferir no seu tratamento ou piorar sua acne. Por isso, não devem ser tomados durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína).

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

Por que devo assinar um Termo de Consentimento Pós-Informado ou o Termo de Conhecimento de Riscos e Consentimento?
Esses termos visam proteger o paciente. Roacutan® (Isotretinoína) pode causar problemas no feto quando utilizado por uma mulher grávida. Quando o Ministério da Saúde obriga o(a) médico(a) e o(a) paciente a assinar esse documento, é para ter certeza de que ninguém vai tomar Roacutan® (Isotretinoína) sem usar medidas adequadas para evitar a gravidez.

Se eu sou homem, por que tenho que assinar o Termo de Consentimento?
Eventualmente, um homem pode querer dar Roacutan® (Isotretinoína) para uma mulher, porque vê que é um medicamento que funciona.
Ao assinar o Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento, o paciente se compromete a não repassar o medicamento para ninguém por entender que Roacutan®(Isotretinoína) só deve ser usado com acompanhamento médico.

Se eu estiver amamentando, posso começar o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Roacutan® (Isotretinoína) pode passar para o leite materno e, por esse motivo, mulheres que estão amamentando não devem tomar o medicamento.

Posso doar sangue durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados (até um mês após seu término) com Roacutan® (Isotretinoína) é contraindicada.

Posso fazer depilação durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Evite fazer depilação durante o tratamento, pois sua pele estará mais ressecada e sensível, podendo ficar irritada.

O que eu devo fazer se sentir dores musculares?
Embora incomuns, dores musculares e nas articulações podem ocorrer enquanto você estiver tomando Roacutan®(Isotretinoína).
Se isso acontecer, converse com seu(sua) médico(a) e ele(a) poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento. Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou freqüência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.

A luz e o calor podem alterar a medicação?
A isotretinoína é sensível à luz, ao oxigênio e à umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Roacutan® (Isotretinoína) possui embalagem especial de alumínio-alumínio, que evita a degradação do produto.

O que eu devo fazer se sentir dores musculares?
Embora incomuns, dores musculares e nas articulações podem ocorrer enquanto você estiver tomando Roacutan®(Isotretinoína).
Se isso acontecer, converse com seu(sua) médico(a) e ele(a) poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento. Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou freqüência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.

A luz e o calor podem alterar a medicação?
A isotretinoína é sensível à luz, ao oxigênio e à umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Roacutan® (Isotretinoína) possui embalagem especial de alumínio-alumínio, que evita a degradação do medicamento. Caso expostas à temperatura elevada, as cápsulas de Roacutan® (Isotretinoína), por serem gelatinosas, podem amolecer, sem que isso afete, entretanto, a eficácia do produto.

Converse sempre com seu(sua) dermatologista. Ele(a) é seu maior aliado no combate à acne.

Copyright 2007 – Publi Saúde Ltda
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso editorial, comercial ou republicação na Internet sem autorização MESMO QUE CITADA A FONTE (Inc 1 do Artigo 29 – Lei 9610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, desde que não sejam publicados na Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui