Descrição Sumária
Aplicam procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos, vibracionais e não farmacêuticos. Os procedimentos terapêuticos visam a tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas; além de patologias e deformidades podais. No caso das doulas, visam prestar suporte contínuo a gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante. Avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de diminuir dores, reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico, bem como cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais visando sua saúde e bem estar. Alguns profissionais fazem uso de instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional.
Formação e experiência
A formação requerida para os esteticistas é a de técnico de nível médio ou graduação em tecnologia. No caso das Doulas é requerido um curso básico de qualificação profissional de, até, 200 horas, não sendo necessária experiência profissional para o desempenho da ocupação. Já para as demais ocupações exige-se formação em curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das atividades, para os esteticistas, ocorre após um período de aproximadamente dois anos de exercício profissional. No caso dos massoterapeutas e terapeutas holísticos, o exercício pleno das atividades ocorre em cerca de menos de um ano de experiência profissional; para os técnicos em acupuntura, quiropraxia e podólogos não há exigência de experiência anterior. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.
Condições gerais de exercício
Atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horários diurnos, não obstante os esteticistas e as doulas possam, também, trabalhar em horários irregulares.
GACS – Atividades
A – APLICAR PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS E/OU ESTÉTICOS
A.1 – Selecionar técnica , tipo de terapia e recurso de trabalho
A.2 – Selecionar estímulos
A.3 – Planejar procedimentos
A.4 – Localizar áreas de desequilíbrio energético
A.5 – Preparar paciente/cliente
A.6 – Selecionar pontos de acupuntura
A.7 – Aplicar energia vibracional
A.8 – Tonificar energia
A.9 – Escoar estagnação energética (sedar)
A.10 – Desobstruir circulação energética
A.11 – Desintoxicar organismo
A.12 – Corrigir desequilíbrios energético-psico-orgânicos, fisiológicos, bioquímicos, enzimáticos e hormonais
A.13 – Palpar estruturas articulares e ósseas
A.14 – Palpar estruturas musculares e sistema tegumentar
A.15 – Aplicar estímulos manipulativos
A.16 – Estimular integração emocional
A.17 – Estimular alinhamento, consciência corporal, reorganização neuro-energética e vibracional
A.18 – Corrigir subluxações quiropráticas
A.19 – Normalizar movimentos articulares (ativo, passivo e jogo articular) e nervos comprimidos ou irritados (fluxo nervoso)
A.20 – Equilibrar tônus muscular
A.21 – Reposicionar vísceras e outros órgãos
A.22 – Estimular movimento crâneo-sacral
A.23 – Aplicar agulhas, moxabustão e ventosas
A.24 – Aplicar radiações frequenciais de luz
A.25 – Aplicar procedimentos em pré e pós cirúrgicos
A.26 – Aplicar técnicas de eletroterapia(pré e pós cirúrgica, tratamentos facial,corporal e capilar)
A.27 – Aplicar técnicas de revitalização, prevenção e manutenção facial,corporal e capilar
A.28 – Aplicar técnicas de maquiagem
A.29 – Aplicar técnicas de limpeza de pele
A.30 – Aplicar técnicas de micropigmentação
A.31 – Aplicar técnicas de depilação
A.32 – Aplicar técnicas de design de sobrancelha
B – REALIZAR TRATAMENTO E CORREÇÃO PODOLÓGICOS E/OU ESTÉTICOS
B.1 – Aplicar emolientes, medicamentos, cosméticos e cosmecêuticos
B.2 – Tratar afecções e infecções cutâneas e anexos
B.3 – Tratar lâminas ungueais (unhas)
B.4 – Tratar queratoses
B.5 – Efetuar curativos
B.6 – Preparar moldes e modelos para órteses
B.7 – Confeccionar órteses corretivas e de proteção de unhas
B.8 – Colocar órteses de unhas (unicorteses)
B.9 – Colocar órteses de contenção articular
B.10 – Realizar massagem relaxante
B.11 – Aplicar massagens terapêuticas
B.12 – Aplicar compressas
C – AVALIAR DISFUNÇÕES
C.1 – Realizar avaliação do cliente/paciente
C.2 – Avaliar sinais e sintomas
C.3 – Analisar exames
C.4 – Tomar medidas antropométricas e energéticas
C.5 – Identificar subluxações quiropráticas
C.6 – Avaliar micro-sistemas do paciente/cliente
C.7 – Avaliar estado bioenergético, emocional e vibracional do paciente/cliente
C.8 – Analisar biomecânica
C.9 – Avaliar tecidos moles
C.10 – Avaliar sistema muscular (força, temperatura e tônus)
C.11 – Avaliar sistemas neuro-músculo-esquelético
C.12 – Avaliar sistemas cardiorrespiratório, circulatório, digestório, gênito-urinário
C.13 – Avaliar condições eletro magnéticas do paciente/cliente
C.14 – Recomendar exames complementares
C.15 – Encaminhar paciente a outros profissionais
C.16 – Identificar disfunções inestéticas facial, corporal e capilar
C.17 – Avaliar estado emocional do acompanhante
C.18 – Avaliar qualidade de rede de apoio da gestante, parturiente e puérpera
C.19 – Orientar acompanhante
D – ADMINISTRAR CLÍNICA/ESPAÇO TERAPÊUTICO/ESTÉTICO
D.1 – Agendar consultas/atendimentos
D.2 – Cadastrar cliente/paciente
D.3 – Estabelecer contrato com cliente/paciente
D.4 – Controlar estoque
D.5 – Treinar pessoal
D.6 – Administrar finanças
D.7 – Providenciar manutenção da clínica/espaço terapêutico/estético
D.8 – Divulgar serviços
D.9 – Arquivar cadastro de cliente/paciente
D.10 – Adquirir produtos/equipamentos
E – PRESTAR APOIO/SUPORTE PARA A MULHER NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL
E.1 – Auxiliar gestante na elaboração do plano de parto
E.2 – Ensinar técnicas respiratórias
E.3 – Sugerir posturas de alívio de dor
E.4 – Indicar técnicas de hidroterapia
E.5 – Treinar exercícios de condução e indução natural de parto
E.6 – Ensinar a cronometrar contração
E.7 – Ensinar técnica de preparo perineal
E.8 – Ensinar técnicas de propriocepção
E.9 – Facilitar descida e posicionamento do bebê
E.10 – Adequar ambiente para bem estar da parturiente
E.11 – Promover vínculo no primeiro contato bebê-mãe
E.12 – Promover amamentação na primeira hora de vida
E.13 – Incentivar participação ativa do acompanhante
E.14 – Realizar visita pós-parto
F – TRABALHAR COM SEGURANÇA
F.1 – Higienizar local de trabalho
F.2 – Usar epi
F.3 – Esterilizar instrumental
F.4 – Trabalhar com postura ergonômica
F.5 – Armazenar produtos
F.6 – Descartar material e/ ou produtos com validade vencida
F.7 – Acondicionar materiais pérfuro-cortantes para descarte
F.8 – Acondicionar lixo contaminado para incineração
F.9 – Efetuar assepsia do local
F.10 – Efetuar antissepsia no paciente/cliente
F.11 – Paramentar cliente/paciente
F.12 – Higienizar material (bola, banqueta, cavalinho, etc)
F.13 – Efetivar assepsia pessoal
Y – COMUNICAR-SE
Y.1 – Ouvir paciente/cliente
Y.2 – Explicar técnicas e procedimentos
Y.3 – Informar paciente/cliente sobre sua condição
Y.4 – Orientar sobre postura estática e dinâmica
Y.5 – Orientar paciente/cliente sobre medidas preventivas
Y.6 – Recomendar exercícios
Y.7 – Recomendar palmilhas e calçados
Y.8 – Recomendar essências florais
Y.9 – Indicar fitoterápicos
Y.10 – Conduzir visualização criativa
Y.11 – Ministrar aulas, cursos e palestras
Y.12 – Registrar informações técnicas
Y.13 – Produzir relatórios
Y.14 – Frequentar feiras,congressos
Y.15 – Prescrever cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais
Y.16 – Prestar consultoria
Y.17 – Pesquisar artigos científicos
Z – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Z.1 – Demonstrar coordenação motora fina
Z.2 – Demonstrar percepção sensorial
Z.3 – Demonstrar percepção intuitiva
Z.4 – Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar
Z.5 – Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão
Z.6 – Demonstrar auto conhecimento
Z.7 – Demonstrar empatia
Z.8 – Demonstrar capacidade de escuta
Z.9 – Demonstrar habilidade manual
Z.10 – Demonstrar visão holística
Z.11 – Demonstrar condicionamento físico
Z.12 – Demonstrar senso estético
Z.13 – Demonstrar capacidade de persuasão
Z.14 – Demonstrar liderança
Z.15 – Demonstrar criatividade
Z.16 – Demonstrar discrição
Recursos de Trabalho
- Lavatório
- Cadeira podológica
- Magnetos
- Fibras, gesso, silicone e eva
- Micropore e esparadrapo
- Lupa
- Pinças, bandejas, tesouras
- Epi – equipamento de proteção individual
- Microcâmera
- Aparelho de alta freqüência
- Alicates e tesouras
- Negatoscópio
- Bisturi e lâminas
- Ataduras gessadas
- Materiais ortodônticos
- Ativador (martelete)
- Agulhas De Acupuntura, Agulhas De Insulina
- Compressas e bolsas térmicas
- Esferas
- Pedras e cristais
- Avental, lençol e papel descartável
- Podoscópio
- Suportes de posicionamento
- Carretilha
- Luvas de procedimento/dedeira
- Balança
- Brocas, fresas, lixas
- Bandagem
- Gase, algodão
- Micromotor e motor de rotação
- Estufa e autoclave
- Medicamentos,cosmético Fitoterápicos E Cataplasmas
- Pedígrafo
- Aparelho de laser
- Maca
- Produtos químicos
- Posturômetro
- Algodão e álcool
- Moxas
- Palmilhas e calços
- Aparelhos elétricos para estimulação
- Ventosas
- Martelo de sete pontas
- Martelo de reflexos
- Aparelhos Eletroterápicos(corrente Alternada,corre
- Rebozo
- Bola suíça
- Óleos E Cremes
- Leque
- Aparelho De Som
- Banqueta De Pato
- Banheira Infável
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