Serviços Informativo - Importância dos Conselhos Regionais e Federais

Informativo – Importância dos Conselhos Regionais e Federais

O Estado não tem condições de fiscalizar todas as profissões. Assim por meio de lei, foi delegada a competências para os conselhos profissionais, criados especialmente para esse fim.

Os Conselhos Regionais e Federais tem por objetivo fiscalizar o exercício de uma profissão regulamentada por legislação especial, principalmente no que tange à verificação da presença de requisitos exigidos para a prática das mesma .

Ao praticar a fiscalização da atividade profissional, um conselho exerce, a priori , função de órgão estatal, uma vez que edita normas que regulamentam o exercício da profissão, exerce poder de polícia, ao verificar o comprimento das normas legais e aplicar sanções cabíveis aos profissionais e ainda impõe contribuições compulsórias aos inscritos, dentre outras atribuições.

Os conselhos são importantes porque exercem um papel de Estado, porque observam se o profissional exerce sua profissão da forma explicita pela lei, verificam o exercício da profissão por profissional não habilitado, impõe multa aos maus profissionais e até cassam a licença dos profissionais envolvidos em irregularidades.

Enfim, a atividade de fiscalização dos conselhos preserva a sociedade dos maus profissionais, e proporciona segurança para todos que necessitam de seus serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CENTRO DE ESTUDOS

Você pode gostarArtigos Relacionados
Recomendados para Você